Um grande momento de felicidade para os profissionais de RH, que atuam diretamente com o recrutamento e seleção, é comunicar a um candidato que ele foi aprovado na vaga. No entanto, ele também enfrenta o momento de dar um feedback negativo para os candidatos não aprovados.
Ao realizar um processo de seleção, informar que alguns candidatos não foram escolhidos é uma fase sensível, mas essencial no processo de recrutamento. Essa etapa não apenas demonstra transparência e consideração pela trajetória de cada indivíduo, mas também protege a reputação da empresa no mercado.
O que ocorre, em muitos dos casos, é a empresa não possuir a cultura de dar feedback para os candidatos que não foram selecionados ou elaborar uma resposta genérica e automatizada. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn revelou que 94% dos candidatos gostariam de receber uma devolutiva de entrevistas, em contrapartida, 65% dizem nunca ter recebido notícias sobre a sua candidatura.
Os profissionais de RH precisam entender que para conquistar uma cultura positiva é preciso que as ações para tal finalidade sejam implementadas desde o primeiro contato que a pessoa tem com a empresa, independentemente se ela fará parte do quadro de colaboradores ou não. Por outro lado, as organizações também precisam entender que a sua marca não é divulgada apenas em posts de rede social, o que é realmente relevante são os comentários que as pessoas fazem sobre a empresa.
O relatório “23 Surprising Stats on Candidate Experience”, da CareerArc, mostra que 72% dos candidatos emprego compartilham suas más experiências de contratação em sites de avaliação on-line ou com pessoas do seu convívio. O marketing de boca a boca também deve ser considerado, e a empresa precisa criar recursos para que ela seja bem falada nas conversas informais. Nessa perspectiva, é fundamental que se tenha recursos e ações que incentivem as pessoas a fazer comentários positivos sobre a sua experiência com a empresa, mesmo que seja em um curto período.
O primeiro passo, então, é enraizar a cultura de retorno para os candidatos não aprovados. Agora, em um segundo momento, no qual a empresa já adotou essa conduta, é hora de implementar uma devolutiva personalizada e empática. Como você gostaria de ser tratado caso estivesse buscando uma recolocação no mercado de trabalho e se candidatasse a uma vaga? Esse é um bom questionamento que o profissional responsável pelo recrutamento e seleção pode fazer para começar a desenhar esse processo.
Nem todos gostam de receber um feedback negativo, entretanto, essas notícias são indispensáveis para o desenvolvimento pessoal do candidato, para ele compreender os pontos que precisa desenvolver para estar mais preparado para o próximo processo seletivo.
Além disso, é primordial elucidar as razões da exclusão em cada etapa do processo de recrutamento e seleção, seja na triagem inicial, nos testes ou durante as entrevistas, aprimorando, dessa forma, a experiência do candidato.
Em função de todos os exemplos e resultados de pesquisas demonstrados acima, trouxemos algumas dicas para o RH começar a implementar nos processos de recrutamento.
O candidato precisa entender o motivo da negativa, isso não significa que não deve haver empatia. É fundamental que a comunicação seja construtiva, destacando aspectos nos quais o profissional pode aprimorar. Em algumas situações, caso haja expectativas envolvidas, a pessoa pode não compreender completamente ou reagir de forma desfavorável ao feedback. Por conseguinte, é necessário possuir habilidade emocional para transmitir uma mensagem de maneira clara e precisa.
Muitos profissionais de RH optam por retornar a decisão via e-mail, o que demanda mais empatia ao escrever o feedback. Afinal, a interpretação varia de pessoa para pessoa. Além disso, é necessário demonstrar que não é uma automação que está enviando o e-mail; por isso, é necessário que a mensagem seja personalizada para cada candidato não aprovado.
Já por telefone, pode ser mais fácil soar pessoal e empático, contudo, também é preciso que a comunicação seja clara, com o tom e a voz facilitando a percepção da mensagem.
Sabemos que o processo de recrutamento pode ser demorado e passar por diversas etapas. Todavia, é importante que os candidatos sejam informados assim que uma decisão é tomada. Isso contribui para evitar a formação de expectativas no profissional, que possivelmente aguarda uma resposta positiva do recrutador.
Agradeça ao participante por ter se inscrito. Isso ajuda os candidatos no sentimento de valorização. Além disso, demonstrar gratidão evidencia cortesia.
O recrutador pode utilizar formas de feedback no momento de informar a devolutiva para o candidato. Um exemplo é a técnica de feedback sanduíche, na qual é iniciado o diálogo com um elogio e, após essa etapa, é apresentado o comportamento que deve ser melhorado e, por fim, um novo elogio é feito para o colaborador. É necessário deixar o profissional ciente de que o resultado é negativo, no entanto, é possível aplicar esse método para não desmotivar o candidato.