Por Larissa Mota, CEO do Grupo Exímia
Mesmo os setores mais artesanais e os processos mais morosos foram alvo da otimização proporcionada pela tecnologia. No caso da gestão de pessoas, uma necessidade iminente em melhorar a experiência do colaborador fez com que a digitalização da área fosse decisiva para a criação de um ambiente de trabalho ágil, eficiente e centrado no bem-estar.
Investimentos como este têm um objetivo claro: promover o desempenho operacional e o engajamento. Mas como exatamente essas ferramentas contribuem para que isso aconteça? Cada uma delas tem uma parcela de "culpa" nessa revolução silenciosa que está beneficiando os profissionais, os gestores e as organizações como um todo.
Admissão digital: uma primeira impressão positiva
A admissão digital é uma das inovações mais impactantes no processo de contratação. Ela elimina a burocracia e a lentidão dos métodos tradicionais, permitindo que os novos colaboradores sejam integrados de forma rápida e intuitiva. Esse método não apenas melhora a primeira impressão do especialista sobre a empresa, mas também demonstra um compromisso com a modernidade. Em um mercado de trabalho competitivo, onde a primeira impressão é crucial, a admissão digital é uma forma poderosa de reter talentos.
Portais de autoatendimento e a autonomia
Os portais de autoatendimento permitem que os funcionários acessem documentos, realizem consultas e solicitem serviços de RH sem depender de intermediários. A meta é reduzir gargalos, agilizar processos e proporcionar autonomia. Gerenciar as próprias necessidades causa sensação de pertencimento e contribui para uma jornada mais satisfatória.
Workflows integrados
Os workflows - ou fluxo de trabalho, em tradução livre - integrados são uma solução para processos complexos, como férias, movimentações e alterações cadastrais. Eles tornam essas demandas mais simples, organizadas e transparentes, aumentando a confiança e a satisfação da equipe.
Quando os colaboradores sabem que as solicitações realizadas serão tratadas de forma eficiente e com a devida atenção, eles se sentem mais valorizados e motivados, o que, por sua vez, ajuda no fortalecimento da cultura organizacional.
Não tem para onde fugir
É fato. Otimizar experiências de forma que recursos e tempo não sejam consumidos em excesso só é possível por meio do digital. A inovação será responsável por definir o bom andamento das operações e a satisfação do trabalhador. A consequência é a otimização de resultados e um impacto positivo que ultrapassa o quesito individual.
Ainda assim, as empresas não podem excluir a abordagem integral. Investir em programas de desenvolvimento pessoal e profissional, promover a comunicação aberta e transparente e criar um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e respeitados é uma parceria estratégica dessas ferramentas. Os gestores precisam se convencer de que unir gestão humanizada de pessoas e tecnologia é a fórmula para o sucesso.
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