O mês de setembro é marcado pela campanha do Setembro Amarelo, a qual tem como propósito a prevenção ao suicídio que, além de abrir o debate sobre o tema, desmistifica tabus que permeiam o assunto.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida, e há mais de 1 milhão de suicídios por ano em todo o mundo. No Brasil, o suicídio é responsável pelo terceiro maior número de óbitos na faixa etária de 15 a 29 anos, casos que poderiam ser prevenidos se os indivíduos recebessem o cuidado necessário.
Esses números demonstram como as gerações Z e Millenials sofrem com os casos de depressão e como foram afetadas com a pandemia do coronavírus. Um estudo realizado pela Atlas da Juventude mostrou como resultado que para 82% dos jovens a pandemia ainda não acabou e, para quase 5 a cada 10, a principal preocupação permanece relacionada ao receio de perder familiares ou amigos. E quase 4 a cada 10 se preocupam com a possibilidade de outras pandemias.
Integrantes da Geração Z são os mais afetados pela tensão global, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde, é a geração com altos índices de ansiedade e depressão. Frente a essas inquietações, 60% dos jovens pesquisados experimentaram ou estão experimentando ansiedade nos últimos seis meses. Metade (50%) relata sentir cansaço e exaustão com frequência como consequência do cenário pandêmico, enquanto 44% enfrentam a falta de motivação para realizar suas atividades diárias.
Uma pandemia sem precedentes, com alta taxa de desemprego e medo do futuro… não faltaram motivos para que a saúde mental fosse testada diariamente. E, para os jovens, a carga foi ainda mais pesada.
Por esse motivo, com a entrada da Geração Z no mercado de trabalho, as organizações precisam compreender essa conjuntura para lidar com os jovens neste ambiente. As ações de setembro amarelo, por exemplo, são importantes e devem incluir esses dados sobre a saúde mental dos funcionários mais jovens.
Os empregadores devem reconhecer e navegar pelas questões complexas de como melhor apoiar os funcionários que vivem com condições de saúde mental e intensidade suicida para entender a política e o precedente legal em torno das melhores práticas de prevenção e intervenção. Empresas que possuem programa de estágio ou de jovem aprendiz precisam ter projetos voltados para a saúde mental da geração mais nova.
As ações de Setembro Amarelo voltadas para todos os colaboradores são importantes e devem ser mantidas pelo RH, no entanto, é importante direcionar e reforçar algumas informações com as gerações mais novas presentes na organização. O RH pode desenvolver um projeto voltado para uma linguagem mais jovial e utilizar canais digitais para alcançar esse público. Vamos ver mais alguns exemplos de ações de setembro amarelo para a Geração Z:
Obviamente, no mês de setembro as ações de prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental são intensificadas devido à campanha. Todavia, as empresas precisam se atentar aos cuidados com seus colaboradores diariamente. Esse não é um tema que deve aparecer pontualmente, todos os dias pessoas sofrem com transtornos mentais, esgotamento, depressão e ansiedade. Aqui vão algumas dicas para o RH ficar atento ao tema durante todo ano: