Uma nova tendência está chegando, trazendo a realidade virtual mais próxima do que poderíamos imaginar. O metaverso é a palavra do momento e a sua promessa de novo futuro já está na consciência popular e poderá chegar em lugares inimagináveis.
As empresas que estão por dentro de todas as tendências com certeza não deixarão o conceito de realidade aumentada passar despercebido. Por isso, nesse artigo, vamos explorar um pouco mais sobre como as empresas, em específico o setor de Recursos Humanos, podem considerar o metaverso como uma estratégia na administração pessoal. Acompanhe!
Com a mudança do nome da empresa Facebook para Meta no final de 2021, o termo metaverso foi resgatado por Mark Zuckerberg. O que já era muito comum na ficção científica da década de 90, hoje está começando a ser moldado para se tornar concreto.
O metaverso é a junção de realidade aumentada e realidade virtual, ou seja, um cenário virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais.
Para termos uma noção melhor do que, de fato, é o metaverso, vamos trazer alguns exemplos primários desse conceito: jogos como Second Life, Habbo ou Minecraft, que permitem criar seu próprio personagem e dar vida a ele e que mistura a realidade com o virtual, são alguns exemplos de princípios desse conceito.
O metaverso é muito mais que um jogo! É um mundo virtual ou alternativo onde os indivíduos são substituídos por avatares e representações digitais, permitindo que as pessoas se reúnam no mesmo espaço, independentemente de sua localização geográfica.
Para as equipes de RH que já estão seguindo as tendências do futuro, já começou um debate sobre como o metaverso poderá aprimorar áreas como Recrutamento e Seleção e Treinamento e Desenvolvimento.
Um dos primeiros passos que o setor deve tomar é compreender e mapear o metaverso, entender como ele poderá ajudar e até onde ele poderá chegar. Embora não seja algo que acontecerá no próximo ano, o RH deverá começar a se preparar a dar o primeiro passo para esse novo universo.
Apesar dos altos custos em equipamentos parecerem uma barreira, investir em tecnologia de ponta, inteligência artificial e experiências de realidade aumentada é garantir a entrada da empresa nessa nova era.
Considerar o uso do metaverso ajudará a conquistar a nova geração e principalmente talentos focados e interessados em novas experiências. Além disso, o setor poderá aplicar essa tecnologia em processo como recrutamento e engajar a geração contemporânea de funcionários. Imagina conhecer a empresa remotamente em um processo seletivo apenas com a realidade aumentada? Sem contar que a tecnologia ainda poderá ser utilizada para treinamentos e simulações e os funcionários poderão interagir com modelos 3D.
O Metaverso não é apenas para jogos; em vez disso, está se tornando uma plataforma imersiva para colaboração, educação, treinamento, comunicação e tecnologia de RH: uma maneira realmente nova de trabalhar. Isso capacitará as pessoas e mudará a maneira como observamos o trabalho, aprimorando nossa capacidade de colaborar e aprender juntos.