O Outubro Rosa é uma campanha que acontece anualmente e tem como propósito alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste mês, muitos hospitais, organizações e Ongs se organizam para conscientizar as pessoas sobre a doença, quais são os primeiros sintomas e como é possível identificá-la logo em sua fase inicial.
Ainda que seja um tema muito delicado de abordar, é necessário falar sobre os números de casos e reconhecer sua importância, pois trazer o assunto de forma compreensível para todos pode ajudar a esclarecer mitos e verdades, resultando em um maior conhecimento e mitigando o temor associado à doença.
Segundo estudos realizados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) estimou-se o surgimento de quase 60 mil novos casos no Brasil em 2022. Por esse motivo, a campanha se faz muito importante e precisa ser divulgada para fortalecer o ciclo de prevenção.
Esses dados ainda revelaram que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico.
Em consequência desses casos, é necessário que as empresas se dediquem em divulgar as informações acerca do tema, conscientizando seus colaboradores sobre como a preocupação com a saúde e bem-estar é importante e que o autocuidado pode ser o caminho para a prevenção de diversas doenças, principalmente o câncer de mama.
Separamos, então, algumas dicas para o RH para que o mês de outubro não passe em branco, mas sim em rosa. Vamos lá.
Dentro da empresa, a campanha Outubro Rosa gera uma série de benefícios — internos e externos. Para o público, o reconhecimento da marca se torna mais valioso.
Para os colaboradores, pode ser uma forma de criar uma ação de endomarketing realmente forte e integradora. É também uma forma de reter talentos e unir equipes. Além disso, gera empatia coletiva por meio da conscientização de algo muito importante: a saúde e o bem-estar das pessoas.