O mapeamento da jornada do colaborador é uma estratégia que visa a retenção de talento. Quer saber como iniciar essa jornada e garantir que os talentos aproveitem cada experiência desde o momento do recrutamento e ao decorrer da sua jornada na empresa? Continue neste artigo que vamos falar sobre como o mapeamento pode ser um grande diferencial na sua empresa!
O mapeamento de jornada do colaborador é uma técnica adotada para planejar a experiência do funcionário de ponta a ponta para fazer a diferença na vida pessoal e profissional dos funcionários, resultando em equipes mais felizes, mais apoiadas e produtivas.
O importante nesse mapeamento é não deixar nada de lado. Desde o processo de recrutamento, experiência de integração até as oportunidades de crescimento profissional são importantes para que o colaborador se sinta especial. Isso resultará em uma cultura organizacional que se preocupa com seu pessoal e mapeia todas as experiências-chave na empresa.
Esses dados sobre recrutamento, integração, desenvolvimento e crescimento profissional dizem muito sobre esse novo cenário que estamos vivendo e a concepção dos profissionais sobre sua experiência e necessidades hoje.
Muitos RHs tiveram dificuldades de implementar iniciativas focadas em melhorar a experiência do funcionário nesse novo panorama que envolve o trabalho remoto, por exemplo. Isso porque a maioria de suas ações ainda estavam voltadas para o presencial, nas paredes da empresa.
Com as tendências de trabalho futuras, os times de RH precisam repensar sua abordagem em relação à experiência dos times e aproveitar o mapeamento da jornada dos colaboradores para redesenhar os principais pontos de contato da jornada e conseguir criar modelos de experiência.
É certo que, sem adquirir um entendimento aprofundado sobre a experiência de um funcionário, é provável que as organizações enfrentem atritos e altas rotatividades após a integração das novas admissões.
Vamos começar pelo termo mais falado nos últimos tempos, o employee experience. A experiência do funcionário é um termo bastante amplo, mas, resumidamente, é tudo o que seu pessoal vê, sente, ouve ou faz ao longo de sua vida em sua organização. Se quiser saber mais sobre o termo acesse a nossa matéria completa.
Já a employee journey é a jornada do colaborador. Quando falamos em jornada, nos referimos a um processo de ir a algum lugar, implicando em um ponto de partida, passando por diferentes etapas e chegando a um destino. Resumindo, uma jornada de funcionário é uma série de experiências que compõem a história de seu pessoal em sua empresa.
Compreendemos, então, que o mapeamento da jornada do colaborador é importante para manter o seu pessoal engajado e reter talentos.
Existem muitos modelos de mapeamento de jornada e seus elementos-chave variam de acordo com a abordagem cultural de cada organização para a experiência do colaborador. Por isso, separamos duas dicas cruciais para implantar um bom mapa de jornada:
Existem 4 pontos de contato no mapa de jornada que compõem etapas principais no ciclo da vida do colaborador, são eles:
São elementos considerados pilares das culturas sólidas, portanto devem fazer parte de todas as etapas ao longo do mapeamento da jornada. Certifique-se que todos façam parte de uma cultura digital flexível que utiliza a tecnologia nos processos diários, além de promover a cultura de feedback visando a alavancagem do desempenho.
Outro ponto importante é ter a confiança e conhecer cada colaborador, capacitando esses talentos e fazendo com que se sintam engajados.
Agora que você compreende a importância do mapeamento da jornada do colaborador, vamos colocar essas dicas em prática?